Menu fechado

Motivos para você investir hoje mesmo em um curso de artesanato

Recentemente, houve um aumento no interesse de pesquisadores e acadêmicos que estão explorando como a criatividade pode auxiliar a manter uma boa saúde mental. Um estudo realizado pelo Creative Health, inclusive, apontou que participar de atividades criativas, como o artesanato, tem um efeito positivo nos indivíduos, mostrando-se uma forma valiosa de exercer a arte e, claro, garantir bem-estar.

Que tal fazer parte desse circulo de benefícios? Veja agora xxxx motivos para investir nessa tarefa e comece já um curso de artesanato.

Aumenta a felicidade

No maior estudo desse tipo (quase 50.000 pessoas participaram), o Great British Creativity Test examinou como as atividades criativas podem ajudar as pessoas a gerenciarem o humor e a se sentirem mais felizes.

Liderada pela Dra. Daisy Fancourt, da University College London, a pesquisa concluiu que, mesmo uma pequena quantidade de artesanato, pode melhorar seu bem-estar, evitar o estresse e incentivar o autodesenvolvimento.

Mantém o cérebro ativo e saudável

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo com demência, com quase 10 milhões de novos casos a cada ano.

O consenso geral entre esses especialistas é que fazer algo intelectual, como uma atividade artesanal, mantém o cérebro ativo, melhorando as funções cognitivas e ajudando a deixar o órgão menos preguiçoso.

A criação, aliás, é particularmente benéfica porque exercita várias áreas, incluindo as responsáveis pela solução de problemas, concentração e criatividade.

Auxilia na depressão

Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão. Suas causas e tratamentos são variados e complexos. Contudo, foi descoberto que criar coisas e aprender novas habilidades pode ajudar com os sintomas.

Isso porque o artesanato é responsável por exercitar a criatividade, ajudar o sujeito a se expressar e ainda pode fazer com que esse indivíduo faça uma pausa, mesmo que breve, dos pensamentos negativos que o assolam.

Aumenta a concentração

A atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde está e do que está fazendo.

Tendo isso em vista, milhares de estudos sobre meditação foram realizados, com as evidências apontando que a atenção plena é uma ótima maneira de aliviar os sintomas de uma variedade de transtornos mentais. Assim, os artesanatos são excelentes maneiras de alcançar a atenção plena, uma vez que você automaticamente se concentra na atividade, relaxando enquanto se torna mais consciente do que está ao seu redor.

Te apresenta a um novo grupo social

Iniciar uma nova atividade pode abrir novos caminhos sociais para você. Não é incomum que as comunidades locais tenham encontros onde os artesãos se reúnem para criar e se conectar e essa pode ser uma oportunidade imperdível.

Mesmo que não haja um encontro físico na sua área, existem também comunidades online de artesãos e muitos grupos virtuais nos quais você pode se conectar com pessoas criativas que têm ideias semelhantes, trocar ideias, manter-se motivado e, claro, fazer novos amigos.

É o que acontece, por exemplo, com quem realiza o bordado. Esta é uma técnica muito especial, que atrai a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo e que, acima de tudo, faz com que de simples linhas sejam formadas verdadeiras obras de arte.

Aqui, na Bendito Ponto, nós estimulamos você, nosso cliente, a se encontrar no universo do artesanato e a se apaixonar por esse segmento tão cheio de beleza e de amor. Que tal conhecer o nosso trabalho e ver o porquê de gostarmos tanto do que fazemos? Acesse o site e descubra.

Publicado em:Dicas,Sem categoria

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *