Menu fechado

5 dicas de costura para iniciantes

Em todo início, é importante contar com dicas que possam auxiliar no processo de aprendizado. Preparamos 5 dicas de costura para iniciantes que poderão ajudar quem está conhecendo este universo, que é tão especial para nós.

1. Invista em materiais simples para o começo

A primeira dica de costura para iniciante é optar por tecidos mais acessíveis durante o treinamento. As primeiras costuras geralmente não saem como esperado e, dessa forma, você vai economizar durante a etapa de aprendizado.

As linhas, por sua vez, devem ser de boa qualidade, pois devem ser resistentes, de modo a não arrebentar e prejudicar o andamento do projeto de costura.

2. Organize sua fita métrica

Lidar com a medição de tecidos é um grande desafio para iniciantes na costura. A primeira dica é colar a fita métrica na bancada de trabalho para facilitar essa etapa e otimizar o seu tempo.

Além de ter o item sempre à mão, será mais simples para manusear o tecido de forma mais efetiva. Outra dica de organização é contar com um sabonete ou pequena almofada para espetar todos os alfinetes e agulhas, assim, evitará acidentes e a perda desses materiais.

Se você deseja manter os alfinetes sempre afiados, a dica é utilizar palha de aço como enchimento da almofadinha.

3. Mantenha o tecido em bom estado

É normal levar um tempo até aprender a deixar os acabamentos em bom estado. Antes de desvirar a costura, a dica é cortar as quinas na diagonal. Não há prejuízo no lado correto e facilitará o momento de arrumar o tecido.

Para fazer a barra, o ideal é dobrar duas vezes o tecido. Isso vai garantir um melhor acabamento, impedindo que o tecido desfie internamente, prolongando a vida útil da calça.

Para uma bainha perfeita, utilize um molde caseiro feito a partir de papel resistente. Dobre o tecido sobre o molde, utilize o ferro e, na sequência costure. A bainha ficará mais reta, melhorando a aparência da peça.

4. Evite a perda de botões

Pregar botões é uma necessidade constante, sobretudo para quem trabalha frequentemente com camisas e casacos. Para tornar a costura durável por mais tempo, utilize esmalte incolor por cima das linhas. O objetivo será proteger a costura, evitando a perda de botões.

5. Utilizando a máquina de costura

Utilizar a máquina de costura requer habilidade. O aprendizado vem com o tempo. Algumas dicas são importantes para iniciantes, por exemplo, optar pelo ponto ziguezague para costurar elástico em vez de ponto reto, pois mantém a característica do produto.

Tecidos escorregadios ou felpudos podem ser costurados com o auxílio de um plástico. Isso vai permitir um manuseio mais prático da agulha da máquina, facilitando o trabalho. Outra dica é alinhavar antes da costura na máquina, para um resultado mais preciso.

Precisa de um projeto de costura? Conte com ajuda profissional

Costurar pode ser tanto um hobby quanto uma profissão. Basta ter ciência do objetivo e desenvolver as aptidões de acordo. Se você planeja grandes projetos de costura, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada.

Publicado em:Dicas,Sem categoria

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *